Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Notícias Destaques Receita Federal utiliza Portal Enat para realização da 48ª Assembleia do Ciat
Contador acessos

Data: 30/07/2014 Atualizado em: 31/10/2014 | 16:04

Receita Federal utiliza Portal Enat para realização da 48ª Assembleia do Ciat

O evento, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em maio deste ano, aconteceu com uma novidade em relação às edições anteriores – a proposta de realizar um evento sem papel.

Receita Federal utiliza Portal Enat para realização da 48ª Assembleia do Ciat

Portal Enat

A iniciativa foi possível graças à nova ferramenta de apoio a eventos disponibilizada pela Receita Federal: o Portal Enat – Encontro de Administradores Tributários.

O Portal Enat foi idealizado para ser um instrumento para o incremento da comunicação e integração entre as administrações tributárias e um canal eficiente para a divulgação de ações de cooperação que a Receita Federal promove ou das quais participa nos âmbitos nacional e internacional. Foi desenvolvido por meio da união de esforços da Coordenação-Geral de Cooperação e Integração Fiscal – Cocif e da Coordenação-Geral de Relações Internacionais – Corin e está disponível para utilização de todos os servidores da Receita Federal.

O sistema foi desenvolvido para uso em ambiente Internet, totalmente editável e flexível, e possui diversas funcionalidades, tais como livre produção e compartilhamento de conteúdos, notícias, inclusão de links, vídeos, imagens e novos eventos, além de permitir acesso restrito a usuários externos à Receita Federal. Está programada para breve a disponibilização de outras funcionalidades que incrementarão ainda mais as atividades de cooperação, tais como Grupo de Trabalho e Fórum.

Dentre as várias ferramentas disponíveis está o módulo Eventos, que atende à demanda da área de organização de eventos, seminários e treinamentos.

Sua estreia ocorreu na organização da 48ª Assembleia Geral do Ciat pela Corin e, segundo balanço desta Coordenação-Geral, foi de grande utilidade, pois serviu como instrumento para a divulgação de todas as informações relacionadas ao evento – programação, apresentações, documentos técnicos, informações sobre a cidade. A ferramenta também auxiliou na logística do evento, por meio de gerenciamento das inscrições e geração de listagem de inscritos.

A Corin aponta o Portal Enat como um importante instrumento para a organização de eventos. Segundo ela, o grande potencial da ferramenta está em sua flexibilidade, pois a criação e a administração do conteúdo da página por parte dos Administradores do Portal gera inúmeras possibilidades. Além disso, o Portal permite intervenções de última hora na programação, disponibilizações de avisos e ainda comentários em tempo real sobre as palestras, por meio do Chat. Outro ponto positivo é o fato de que todo o material produzido na Assembleia está armazenado no Portal, podendo ser acessado por qualquer usuário habilitado.

Marcelo de Albuquerque Lins, coordenador-geral da Cocif, esclarece que o Portal é uma construção conjunta de todos os órgãos ou entidades que, direta ou indiretamente, estejam envolvidos em atividade de cooperação. Deve ser apropriado por eles para o desenvolvimento e ou divulgação de ações de interesse comum.

Fonte: Receita Federal - 27/6/2014

Ações do documento