Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Notícias Destaques RFB apresenta projetos do Autoatendimento Orientado e dos Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil
Contador acessos

Data: 25/02/2015 Atualizado em: 06/10/2015 | 09:01

RFB apresenta projetos do Autoatendimento Orientado e dos Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil

As iniciativas foram apresentadas aos presidentes do Conselho Federal e Regionais de Contabilidade.

RFB apresenta projetos do Autoatendimento Orientado e dos Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil

Reunião de Presidentes do Sistema SFC/CRCs

O Coordenador de Educação Fiscal e Memória Institucional da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Antonio Henrique Lindemberg Baltazar, juntamente com o servidor Carlos Sussumu Oda, participaram da Reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs - Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade no dia 24 de fevereiro, no Plenário do CFC. Eles apresentaram aos gestores dos Conselhos Regionais de Contabilidade os projetos do Autoatendimento Orientado e dos Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil - NAFs.

Carlos Sussumu Oda afirmou que a intenção da Receita Federal é realizar parceria com o Sistema CFC/CRCs para a expansão dos projetos em todo o Brasil. “A Receita Federal já iniciou a implantação do Autoatendimento Orientado e os NAFs já estão funcionando em algumas cidades. Agora queremos disseminar esses projetos nas unidades da Federação com a ajuda dos CRCs e dos Sescaps/Sescons”, explicou.

A finalidade dos projetos, de acordo com Antonio Lindemberg, é, além de propiciar um melhor atendimento ao cidadão, especialmente aos que possuem baixa renda, inserir tanto a Receita Federal quanto as entidades da classe contábil em um processo de aprimoramento da coesão social, por meio da formação dos estudantes universitários e o fortalecimento da responsabilidade social.

Outro ponto importante dos projetos é a questão acadêmica, uma vez que possibilitam aos estudantes de Ciências Contábeis, por meio da realização de estágio, o contato com questões práticas da profissão, acrescentaram os representantes da Instituição.

Reuniões

A Receita Federal já iniciou estudos com o Conselho Federal de Contabilidade visando à formalização de uma parceria para a realização dos projetos nas unidades da Federação.

A primeira reunião do grupo de trabalho ocorreu no dia 5 de novembro de 2014, com a finalidade de discutir sobre a expansão do Autoatendimento Orientado e dos NAFs. No dia 11 de fevereiro deste ano houve uma segunda reunião, no CFC, para tratar do assunto. Na oportunidade decidiu-se que, provavelmente durante o mês de março, haverá visitas dos representantes do CFC e da Fenacon às cidades de Passo Fundo, no Rio grande do Sul, e Fortaleza, no Ceará, para conhecerem os projetos-piloto do Autoatendimento Orientado e dos NAFs.

As próximas reuniões estão previstas para os dias 16 de abril e 27 de maio.

Fonte: Receita Federal (26/2/2015) 

Ações do documento