Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Notícias Destaques Servidores da Receita fazem visita técnica à Secretaria de Fazenda do Ceará
Contador acessos

Data: 05/12/2014 Atualizado em: 26/02/2015 | 12:33

Servidores da Receita fazem visita técnica à Secretaria de Fazenda do Ceará

Nos dias 25 e 26 de novembro, com o apoio da SRRF/3ª RF, Grupo Técnico da Receita Federal – GT/RFB - esteve na cidade de Fortaleza, para conhecer as inovações adotadas pela Administração Tributária do Ceará.

Servidores da Receita fazem visita técnica à Secretaria de Fazenda do Ceará

Visita Técnica à Secretaria de Fazenda do Ceará

O Secretário de Fazenda do Estado, João Marcos Maia, recepcionou os servidores e fez um breve histórico do processo de modernização Fiscal ao longo dos últimos 30 anos, além de explanar sobre a atual cultura organizacional.

Os servidores indicados pelas respectivas Subsecretarias para compor o GT/RFB foram:

  • José Francisco de Paula, da Divisão de Atendimento a Distância (Coaef/ Suara);
  • Maria Rita P. Abreu – Coordenadora Substituta da Cotec (Sucor);
  • Peter Tofte –  Inspetor Adjunto da Alfândega do Aeroporto Internacional de Salvador; Gerente do Projeto Trânsito Aduaneiro/RFB; e
  • Wagner Cabral - Coordenador Especial de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes.

Durante os dois dias essa equipe pôde conhecer as soluções tecnológicas e administrativas implementadas no âmbito da Sefaz/CE, tais como:

  • Portal do Contribuinte;
  • Modernização do postos fiscais que além das novas instalações físicas passaram a contar com scanners fixos e móveis; Nova tecnologia para emissão de cupons fiscais;
  • Sistema gerencial de acompanhamento integrado de metas e resultados da arrecadação e fiscalização tributárias; acompanhamento dos postos fiscais à distância por meio de câmeras de alta definição; sistema de cálculo de valores de referências de vendas de mercadorias, com base na mineração de dados do Sped;
  • Instalações do núcleo de atendimento no Bairro Água Fria , unidade que conta com autoatendimento a partir de totens e atividade de monitoramento dos contribuintes.
  • O Superintendente da 3ª RF, Moacyr Mondardo, que acompanhou o Grupo no ultimo dia da visita, relatou que o evento, importante para o fortalecimento das relações de cooperação, foi coroado de pleno êxito.

Ideia

A ideia surgiu a partir de painel apresentado no Enat. O Projeto Sefaz/CE foi apresentado no IX Encontro Nacional de Administradores Tributários/IX Enat, realizado na cidade de Fortaleza em outubro de 2013.

O Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, avaliou na ocasião ser importante se conhecer de forma mais aprofundada as inovações ali colocadas, por se mostrarem interessantes para as soluções tecnológicas constantemente estudadas e implementadas pela Receita Federal, e determinou aos Subsecretários indicação de servidores para formação do Grupo Técnico.

Ações do documento